Publicidade
PONTA PORÃ
Ponta Porã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, Região Centro-Oeste do país.
Faz divisa com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Constitui uma área conturbada internacional com a cidade Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, no Paraguai. O símbolo da cidade é uma cuia de chimarrão e outra de tereré, que representa duas culturas que se tornam apenas uma. Antes de chamar-se Ponta Porã, o município e toda a região de Pedro Juan Caballero era chamada de Punta Porá. A Serra e alguns capões de mata que existiam caracterizavam a geografia da região, que passou a ser denominado de Ponta Porã, que em guarani quer dizer Ponta Bonita.
A FUNDAÇÃO
A instalação do Município ocorreu em 25 de março de 1913. O primeiro prefeito de Ponta Porã, foi o gaúcho João Ponciano de Mattos Pereira. Por conta disso, durante muito tempo, as comemorações do aniversario de Ponta Porã ocorriam no dia 25 de março.
O 4o Batalhão da Polícia Militar foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930). Descrição: O Castelinho é palco importante da cultura e da história de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul.
O QUE SIGNIFICA PONTA PORÃ?
A origem do nome Ponta Porá, provavelmente também estaria ligada às três culturas: guarani, espanhola e portuguesa. Na região de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, adotou-se a terminologia da língua "Portunhol", pois os moradores dessa região se comunicam em Português e Espanhol; há ainda o termo "Guaraportunhol", para aqueles que se comunicam em Guarany, Português e Espanhol.