Publicidade
JOSÉ AUGUSTO VIÉGAS
JORNALISTA - REPÓRTER ESPORTIVO
JOSÉ AUGUSTO VIÉGAS - “to pedindo um tempo”. Com esse bordão, o apresentador e jornalista esportivo José Augusto Viégas encerrou,precocemente, sua brilhante passagem por essa vida. Descendente de italianos, José Augusto nasceu em Londrina, cidade no norte do Paraná, em 16 de dezembro de 1943, filho de Jaime Viégas e Yolanda Grillo Viégas. Casado com Neusa de Almeida (1974). Não teve filhos.
Já na infância herdou do pai a paixão por carros antigos: calhambeques, jipes e camionetes Fargo eram os carros da familia, que se deleitava com os passeios pela cidade a bordo desses veículos. Paixão que José Augusto levou para a vida toda.
Comunicativo, curioso e bem humorado, descobriu no esporte, principalmente no futebol, seu objetivo profissional. Ainda menino, o estádio de futebol Vitorino Gonçalves Dias era seu lugar predileto. Foi inaugurado em 1956, num jogo com empate de 1 a 1 entre as seleções do Londrina EC e do Corinthians PP. O VGD carrega uma história repleta de momentos marcantes, recebendo inclusive lendas do futebol como Pelé e Garrincha. E o futuro comentarista e narrador esportivo estava lá, confirmando sua certeza na carreira a ser seguida. E a partir dai, não havia em Londrina quem não conhecesse o “Zé Augusto”.
Na tv, no rádio e no jornal ele foi deixando marcas pessoais nos programas de esportes. No final dos anos 60, integrou a equipe da folha de londrina. Por 15 anos assinou o caderno esportivo do jornal, com grande aceitação dos leitores. Sua competência e informalidade ganharam voz. Os ouvintes das rádios Am Paiquerê, Alvorada e Difusora ganharam uma narraçao esportiva diferenciada e marcante. com frases e bordões inesqueciveis. “ O Zé Augusto era um bom narrador. Dominava praticamente todos os esportes e era um cronista sempre muito bem informado” (Flávio Campos- jornalista , companheiro de Viégas na Folha de Londrina) Do radio para a Tv, José Augusto brilhou igualmente. Com um programa diário de esportes, a Tv Coroados de Londrina, foi sua casa por muitos anos. “ tive o privilegio de conhecer o Viégas na Tv Coroados, dividíamos o mesmo camarim, nos preparando para a apresentaçao dos nossos respectivos programas.
Eu, com as noticias, ele com o esporte. Sempre muito responsável, mas igualmente divertido e brincalhão.Era uma pessoa especial. Ficamos amigos para sempre,”.( Marta Maria–produtora e locutora. Nos anos 80, Viégas mudou-se para Campo Grande, Mato Grosso do Sul onde escreveu, de forma inovadora, uma nova página na sua historia de sucesso. Integrou a equipe da Tv Morena, afiliada da Rede Globo, apresentando o conceituado programa “Globo Esporte”. Anos mais tarde, assumiu o setor de esportes da Band na Tv Guanandi. “Com sua voz carismática e sua habilidade de narrar jogos de forma emocionante, José Augusto tornou-se uma lenda na cidade e um idolo dos fãs de esporte “(Flávio Campos). “Zé Augusto” também é lembrado por seus bordões que marcavam suas apresentações e narrações. Verdadeiras marcas registradas.
Na hora do gol “ Tá lá dentro“. É inesquecível. “Tô pedindo um tempo“ para chamar os comerciais, além do ”Vamos em frente que atrás vem gente”, no encerramento dos programas. Sua imagem já era conhecida em todo o Mato Grosso do Sul, mas o contato pessoal, ao vivo, com moradores de cidades do interior do estado, ganhou um estreitamento e uma intimidade maior através dos sorteios realizados pela Lotesul -Loteria do Estado de Mato Grosso do Sul, (efetivamente criada em 2 de julho de 1985), dos quais Viégas era o responsável. Ele faleceu em 27 de novembro de 1994, em Campo Grande, vitima de um infarto, aos 51 anos.
Além de sua habilidade profissional, José Augusto será sempre lembrado por ser um pessoa especial, carismática, respeitada por todos que tiveram a oportunidade de conviver e trabalhar com ele. Um exemplo de dedicação e competência, sempre buscando melhorar e inovar em sua carreira. Importância reconhecida pelo Estado de Mato Grosso do Sul, através do então governador Pedro Pedrossian que, em homenagem póstuma em dezembro de 1994, deu seu nome a um conjunto habitacional de Campo Grande : Conjunto Habitacional Jornalista José Augusto Viégas, na região do Tiradentes. Com a presença da esposa Neusa Viégas, a cerimônia foi prestigiada por familiares, amigos, políticos e autoridades. José Augusto Viégas ,uma referência no jornalismo esportivo nacional. Deixou sua contribuição exemplar para o desenvolvimento da cultura esportiva nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.