Publicidade
MEMÓRIA
CHICO LACERDA
POETA - CANTOR - COMPOSITOR - PUBLICITÁRIOChico de Lacerda, nascido em Corumbá em 1946, é um pantaneiro de verdade. Com seu irmão Moacir Lacerda, fundou a Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí (ACABA) nas décadas de 60 e 70, consolidando-se como um dos principais grupos musicais da região.
Com suas letras cheias de poesia e simplessidade, Chico se tornou conhecido como o "poeta do grupo", ele soube como ninguem, capturar a essência e a beleza do Pantanal, celebrando sua fauna, flora, cultura indígena e tradições.
Além disso, ele também foi um defensor incansável da preservação ambiental e da inserção social das comunidades que vivem na região. "Chico era aquele guri na beira do rio que as pessoas viam quando estavam na cabine do Trem do Pantanal", foi um dos primeiros compositores a falar sobre o Pantanal, trazendo um novo jeito de escrever na música popular brasileira e introduzindo o dicionário pantaneiro.
Suas letras encantadoras, com frases como "Pantanal nunca foi silêncio", "Pantanal na palma da sua mão vem da flora, vem do verde" e "Embora sem penas, aprendi a voar", Chico teve uma jornada cheia de altos e baixos, passando da vida como hippie ao menino pantaneiro, do sucesso como publicitário às histórias em São Paulo ou Minas Gerais. Mas, acima de tudo, seu legado é inestimável para a música popular brasileira e na história do Pantanal. Suas canções continuaram inspirando as novas gerações para a valorização, a beleza e a importância do Pantanal.