Publicidade
MARCOS MENDES
Cantor, compositor, instrumentista e arranjador
Marcos Mendes, nascido em Ribas do Rio Pardo no antigo Mato Grosso começou sua carreira aos 9 anos quando ganhou o primeiro Festival da Canção em Bataguassu, aos 14 ganhou o primeiro lugar no MUSIMACE, primeiro festival de música da escola MACE. Marcos ainda participou de diversos Festivais como músico acompanhando outros artistas como José Boaventura, Orlando Brito, Zé Pretinho e outros. Asas foi o seu primeiro grupo musical que misturava regional de choro, depois vieram Grupo Raízes Pindorama (Música Latina), 3 Cabeças (instrumental de Violões), Acorde Brasil (instrumental) e por último a formação do Grupo Bem-Virá juntamente com Pedro Ortale, Gilson Espíndola, Antônio Porto, Gilberto Verardo (primeira formação), participaram também do Grupo em outras formações Paulo Gê, Júnia Marise, Celso Cordeiro e Paulo Nehring.
CARREIRA
Na década de 80 participou do Projeto Pixinguinha juntamente com Roberto Cardoso, Elizeth Cardoso e Camerata Carioca, também fez parte como integrante convidado do Grupo Porãnguete (Lenilde Ramos, Geraldo Ribeiro, Pedro Ortale, Antônio Porto) que se apresentaram no Circo Voador RJ representando a músico do Centro Oeste Brasileiro. Marcos tocava com vários artistas como músico acompanhante, dentre eles Geraldo e Celito Espíndola, Paulo Simões, Déo Lopes, Grupo Araguaia, Iso Fisher, sua primeira experiência em estúdio no compacto da artista Alzira Espíndola (Terra Boa), no estúdio Som da Gente (SP), ainda na década de 80 conheceu Maria Claudia e participaram do Projeto Pixingão no RJ após esta apresentação eles resolveram unir as forças e criar a dupla Maria Claudia e Marcos Mendes.
Pararelo a carreira da dupla, Marcos Mendes também é profissional na área de comunicação e atua como Diretor de filmes publicitários, áudio visuais e documentários, já recebeu mais de 17 prêmios Morena de Publicidade Profissional do Ano, Prêmio de Melhor Vídeo Clipe no 1° Festival de Vídeo do MS, Prêmio Pinguim de Ouro, Prêmio Portugal/Espanha Docs, pelo documentário A Saga de um Imigrante – A vida de Manoel Estevão. Já dirigiu atores com renomes nacionais em filmes publicitários e documentários, como: Sérgio Reis, Chico Anysio, Antônio Fagundes, Marília Pêra, Maria Zilda, Stênio Garcia, Patrícia França, José Wilker, Vera Fischer, Ana Paula Arósio, Marco Ricca, participou como a função de making of no Filme em Nome da Lei do Diretor Sérgio Resende com os protagonistas Mateus Solano como Vitor, Chico Díaz como Gomez, Paolla Oliveira como Alice, Emilio Dantas como Hermano, Eduardo Galvão como Elton, Silvio Guindane como Cebola, Paulo Reis como Desembargador Silveira, Roberto Birindelli como General Ramirez, Juliana Lohmann como Luna, Gustavo Nader como Zezé, Leonardo Netto como Dr. Aloísio, Carolina Chalita como Pink.
ESTILO
Marcos Mendes no início da carreira com Maria Claudia, resistiu em gravar suas músicas, por achar que um disco autoral poderia se tornar monótono por causa da caracteristica de um único autor. No primeiro trabalho da dupla gravaram as autorais Coisas do Olhar que leva o nome do álbum, Aflora, Samba Feio e Cigarra. Já no cd Tocando em Frente, que tinha por objetivo fazer um apanhado dos compositores do MS, gravaram a música Romã com uma nova roupagem de sua versão antiga, gravada no Caramujo Som em 1995. Tem músicas gravadas por Gilson Espíndola, Jucy Ibanês, Ana Cabral e Melissa Azevedo. Em seu repertório autoral tem Sambas, Rock, Reggae, Blue, Polca, Choro, Ciranda, Guarânia, Bossa e MPB.