Publicidade
GRUPO ACABA
Os Canta-dores do Pantanal
Grupo Acaba é um grupo de música regional de raiz de Mato Grosso do Sul, fundado em 1969 no Pantanal com o objetivo de pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do antigo Estado de Mato Grosso e atual Mato Grosso do Sul. O Pantanal e o homem pantaneiro são o tema de sua música. Em suas letras, as composições do Grupo Acaba, coletiva e individualmente, descrevem homem, a fauna e a flora, e em nossas canções, a alegria das cores e as dores da raça pantaneira, conforme eles mesmos dizem.
CARREIRA
Com uma sólida carreira com mais de trinta anos de atividades artísticas, apesar de se constituir num trabalho pioneiro no campo da pesquisa, vivência e observação das manifestações culturais e folclóricas da região pantaneira, o grupo sempre coloca em debate a defesa de uma cultura, de um meio ambiente e de uma raça. A banda atua semi profissionalmente desde a sua criação e é integrada por profissionais liberais e empresários.
No início, o nome ACABA significava "Associação dos Compositores Autônomos do Brairro Amambaí", com o intuito de unir os compositores e pesquisar mais sobre a cultura do Estado. O Grupo sempre preservou os "causos", contos e vida do homem Pantaneiro, tanto que seu primeiro trabalho gravado, foi a convite da gravadora Marcus Pereira, conhecida e premiada pelo seu trabalo de mapeamento cultural do Brasil.
INTEGRANTES
Muitos nomes foram responsáveis pela formação do Grupo Acaba, como: Adriano Praça de Almeida, professor – flauta, sax, voz e efeitos - Vandir Nunes Barreto, contador – compositor, violão, craviola e voz - José Charbel Filho(in memoriam), engenheiro e empresário – compositor, violão, viola e voz, Eduardo Lincoln Gouveia(in memoriam), publicitário – bateria, voz e efeitos - Francisco Saturnino Lacerda Filho(in memoriam), publicitário e empresário – compositor, percussão e voz - Moacir Saturnino de Lacerda, engenheiro e professor – compositor, percussão e voz - Jairo Henrique de Almeida Lara, agrônomo – compositor, violão e voz -Alaor Pereira de Oliveira, pecuarista – compositor, violão e voz - Antonio Luiz Porfírio, comerciante – compositor, baixo acústico e voz.
ESTILO
O Grupo Acaba tem um estilo único, principalmente a sonoridade exclusiva de seus instrumentos de percussão criados por eles. Na sua obra temos uma forte pegada da música Nordestina, como Frevo e Baião, tambérm encontramos muitas coisas de Ciranda e Baladas. Mas o forte mesmo é o tema Pantanal imprimido em suas letras e cantada por todos eles, dando um tom forte masculino e quase que unissono.